rusty

rusty


Rusty

Rusty Marcellini é mineiro de Belo Horizonte e formado em cinema e em roteiro. Trabalhou como cozinheiro e consultor gastronômico em restaurantes de Belo Horizonte, São Paulo e Estados Unidos, antes de se dedicar à pesquisa gastronômica.

É autor e fotógrafo da série de livros “Caminhos do Sabor” (Ed. Gutemberg), dos livros “Expedição Brasil Gastronômico – vl. 02 e vl. 03” (Ed. Melhoramentos) e “Das Tranças de Maria ao Maria das Tranças”. Foi o responsável pela pesquisa e consultor do livro “A Cozinha Caipira de Chico Bento” (Ed. Senac).

É autor do livro Meu Brasil Brasileiro, seu recente projeto que celebra o Brasil em imagens, revelando um país rico e diverso com suas fotografias favoritas tiradas em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, em 14 anos de registros. 

Realizou os curtas “Expedição Brasil Gastronômico – ano 2013”, vencedor da 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais (MESA), no Rio de Janeiro; "Um Armazém das Antigas", sobre a Mercearia Paraopeba, em Itabirito, visto por mais de 240 mil pessoas no Youtube; e “Prosa, Pinga e Frita”, que narra a história de Jefferson Rueda, chef-proprietário de A Casa do Porco Bar, em São Paulo. Fez a pesquisa e colaborou no roteiro do documentário em longa-metragem O Mineiro e o Queijo, dirigido por Helvécio Ratton.

Na TV, foi o diretor e o apresentador do programa Trilhas do Sabor, exibido na Rede Minas de Televisão entre 2010 e 2013. Foi comentarista de gastronomia do program Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, entre 2015 e 2017.

Entre 2013 e 2016, foi o coordenador da Expedição Fartura Gastronomia, que percorreu inúmeros estados brasileiros em busca da descoberta de pessoas que colaboram para a cadeia produtiva gastronômica no país. Entre 2014 e 2016, foi o curador do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes e dos eventos Fartura Belo Horizonte, Fartura Fortaleza, Fartura Porto Alegre, e Fartura São Paulo.

Foi colunista de gastronomia dos jornais Hoje em Dia e O Tempo, ambos de Belo Horizonte, e colaborador do jornal O Estado de São Paulo. Já participou de programas como Fim de Expediente (rádio CBN) e Sem Censura (TV Brasil). Palestrou em eventos como o Fórum Mundial do Turismo, a Feira Nacional de Turismo Rural, Paladar - Cozinha do Brasil, e Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Desde 2010, dá aulas de culinária. A cada mês, prepara um jantar baseado em um tema especifico para mais de uma centena de alunos. Suas aulas/jantares acontecem no mezanino do Verdemar, um dos mais qualificados supermercados do Brasil.

Rusty organiza e realiza excursões gastronômicas pelo Brasil e pelo mundo. Entre os lugares visitados, destacam-se: no Brasil, São Paulo, Brasília e Pirenópolis; e no exterior, Portugal e Peru.

É ainda idealizador do Garappa, aplicativo de indicações gastronômicas em todo o território brasileiro, feitas por ele e curadores convidados.

Atualmente, é comentarista de gastronomia dos programas CBN Sabores (rádio CBN em rede nacional), CBN Sabores BH (rádio CBN em rede local) e jurado do reality Cozinheiros em Ação (canal GNT).